Catanduva tem 47º maior número de empresas atuantes de SP

Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Catanduva tem o 47º maior número de empresas atuantes de todo o Estado de São Paulo. São 4.993 empreendimentos. Todos os 645 municípios paulistas fizeram parte do estudo, que tem como base dados de 2017.

O resultado positivo não para por aí. Em outro indicador, desta vez o de pessoal ocupado, Catanduva também foi destaque, ocupando a 53ª posição, entre as maiores geradoras de postos de trabalho.

O número de pessoas no mercado de trabalho chegou a 41.675. Quando é levada em consideração a quantidade de pessoas ocupadas assalariadas, outro resultado positivo: 58ª opção. São 34.526 funcionários.

No salário médio mensal, a remuneração em Catanduva é a 160ª maior entre todos os municípios paulistas. São 2,6 salários mínimos por trabalhador a cada mês.

O resultado foi comemorado pelo secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano, que pontuou as conquistas da atual gestão. “A prefeitura tem feito sua parte para que a economia e o mercado de trabalho sejam cada vez mais sólidos.”

Segundo ele, entre as novidades está a intensificação da atuação do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) junto às empresas e aos trabalhadores.

“Desde janeiro de 2017 oferecemos mais de 3.800 vagas em cursos de capacitação profissional de curta duração. Alteramos nossa legislação, para possibilitar isenções tributárias em qualquer região do município, além de liberar as empresas para funcionar nos horários que bem entenderem”, exemplifica.

Também foram implantadas as aulas de empreendedorismo em escolas da cidade e foi criado o programa de capacitação profissional Caic Jovem para abrigar os jovens no contraturno escolar, com atividades de qualificação que incluem o uso de oficinas técnicas e equipamentos profissionalizantes apropriados.

“Regularizamos o Distrito Industrial IV, assinamos o convênio e, em breve, inauguraremos a unidade local do Senai. Não podemos esquecer que implantamos o segundo melhor Programa Municipal de Desburocratização do Estado de São Paulo, o Programa Empresa Agora, que foi inclusive premiado”, destaca Manzano.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas